VIII Congresso Nacional dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária
26 a 29 de Outubro/2023
Florianópolis - SC

Solenidade de abertura do VIII CONTEFFA traduziu o espírito de luta da categoria

Contando com a participação de diversos convidados, a solenidade de abertura do VIII CONTEFFA foi marcante.

O ponto alto da cerimônia foi o reconhecimento dos esforços da Diretoria Executiva em investir na união das categorias que compõem a Defesa Agropecuária do MAPA.

O presidente do ANFFA Sindical, Janus Pablo Macedo, juntamente com o vice-presidente da entidade, Ricardo Nascimento, prestigiaram a abertura do Congresso e em sua fala, Macedo enfatizou que “a caminhada ganha força e luz quando é compartilhada com pessoas, que não só vivem a realidade do serviço lado a lado, como defendem os mesmos ideais e muitas pautas em comum. Caminhemos juntos, pelo bem das duas categorias e, sobretudo, pela permanente construção e evolução da Defesa Agropecuária do país”, resumiu.

A Diretoria da ANTEFFA também foi parabenizada pelo assessor da Presidência da República, Gilmar Machado, que durante sua participação na Mesa descreveu em detalhes, a jornada das duas categorias para conseguirem emplacar no Orçamento a previsão de recursos para que a reestruturação remuneratória se torne uma realidade em 2024.

“É razão de muita alegria ver que ‘finalmente’ os AFFAs e os TFFAs estão unidos neste momento. Juntos somos infinitamente mais fortes. Juntas, as categorias vão mais longe e ampliam sobremaneira as possibilidades para ambos os lados”, afirmou.

Diante de mais de 300 pessoas, Gilmar Machado sinalizou que os esforços da Diretoria da ANTEFFA e a participação de todos os associados em apoiar as propostas da entidade no PPA, asseguraram que os trabalhadores da Defesa Agropecuária tivessem a proposta inserida no Plano Plurianual e que esse passo foi um divisor de águas para que nossas demandas integrassem o Orçamento.

Quem também reconheceu a importância da categoria foi a representante do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, a Presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina- Cidasc, Celles Regina de Matos.

“As parceiras são imprescindíveis para o desenvolvimento do setor, para que consigamos implementar as políticas necessárias e beneficiar o maior número possível de pessoas. Afinal é, sem dúvida, a agricultura que responde pela maior parte da prosperidade do país e a Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura é parte fundamental, imprescindível no processo”, reconheceu.

Ambiente propositivo

O Presidente da ANTEFFA, José Bezerra da Rocha, agradeceu aos colegas que se esforçaram para estarem reunidos em Florianópolis-SC, levando em consideração as dimensões continentais de nosso país. “Que esse seja um ambiente propositivo de concordâncias e discordâncias dentro do espírito do diálogo e da democracia e que todos os que estão aqui presentes disseminem as ideias e as decisões para que todos os colegas que aqui não puderam estar tenham a certeza de que a luta pelos interesses da categoria segue firme”

“Acabamos de sair de uma eleição extremamente polarizada e o tema deste CONTEFFA não poderia ser mais oportuno”, disse o Coordenador da Comissão Organizadora e vice-presidente da ANTEFFA, Afrânio Jorge de Freitas. Em seu discurso, conclamou todos os TFFAs presentes a se unirem em prol da defesa da categoria.